IMPORTÂNCIA DO TEMA
A cada ano, a indústria da moda tem tido participação cada vez maior na economia brasileira, gerando milhares de novos empregos na cadeia produtiva. Novas marcas têm se estabelecido e a indústria fashion nacional vem ganhando espaço internacional, com as exportações recordes nas últimas décadas. Toda a cadeia produtiva e criativa está assimilando questões importantes para o sucesso e proteção de suas marcas, conceitos, tendências e criações. Designer, estilistas e empresas do ramo da moda como fábricas, distribuidores, agência de modelos, fotógrafos, entre outros, estão se preocupando com as questões contratuais e legais que envolvem seus serviços e produtos, impulsionando o desenvolvimento de um novo ramo do Direito: o Fashion Law.
Na perpesctiva dos empresários da moda, entender as principais questões jurídicas relacionadas ao segmento é fator de diferencial competitivo, que garante a sustentabilidade do negócio e gera ganhos no futuro. Aos criativos estilistas e designers, a proteção das suas criações será um dos fatores que separam o fracasso e o sucesso de suas marcas.
Por ser uma área nova, ela está com portas abertas para os advogados. Trata-se de um campo que pode gerar novos clientes e posteriormente uma nova forma de pensar o Direito no mercado de luxo e fashion.
O Fashion Law já ganhou destaque nos Estados Unidos e na Europa onde é possível encontrar escritórios de direito especializados na área assim como centros de estudo interdisciplinares em universidades renomadas como a Fordham Law de Nova York, primeira instituição de ensino a oferecer o curso de Fashion Law criando um instituto para aproximar o mundo fashion do mundo jurídico, unindo designers, estilistas e advogados.
Ainda existem poucos livros publicados sobre o assunto como o americano “Fashion Law – Guide for Designers, Fashion Executtives, and Attorneys” e o francês “Droit d´Auteur, duas ótimas fontes para quem quiser entender melhor como o Fashion Law está presente no cotidiano do mundo da moda.
FASHION LAW BRASIL
O Brasil está ganhando um destaque progressivo na indústria da moda. Atualmente possui o 5º maior parque têxtil do mundo, 30 mil empresas formais e participação superior a 4% do PIB, com isso a necessidade de especialização dos profissionais brasileiros passa a ser imediata.
O Seminário Brasileiro de Direito e Moda surge para instigar esses profissionais e ajudar a disseminar a cultura do Fashion Law por meio de palestras, debates e apresentação de cases que irão possibilitar uma visão completa dessa indústria, da produção às passarelas, apresentando soluções para os principais problemas jurídicos existentes em cada etapa, além de questões como a comercialização pela internet e pirataria. Especialistas irão trazer questões relevantes nesta ligação entre moda e direito, sendo este um evento indispensável para quem quer proteger e prosperar em seu negócio, ampliando a capacidade de atender seus clientes.
Certamente este evento e suas próximas edições trarão grandes contribuições para o cenário da indústria da moda brasileira.
PÚBLICO ALVO
Advogados,empresários, lojistas, estilistas, designers, confecções, varejistas, diretores e gerentes jurídicos, sócios de escritórios, estudantes de moda e de direito, amantes de moda e demais interessados no tema.
Dia: 30 de Novembro de 2012
Local: Firjan – Avenida Graça Aranha, nº1/ Centro – Rio de Janeiro
Programa: 7 horas de conteúdo com debates, cases e palestras sobre temas relevantes que abrangem todo o âmbito do Fashion Law contando com palestrantes e debatedores internacionais.
Público: 200 profissionais, Advogados, empresários, estilistas, designers, diretores e gerentes jurídicos, sócios de escritórios, estudantes entre outros.
Inscrições: até o dia 29 de novembro.
Disponível: http://www.fashionlawbrasil.com/fashion-law-brasil/
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