terça-feira, 11 de abril de 2017

Mulher Empreendedora - Inspiração

Referência no mercado publicitário, recentemente ela fundou a BETC São Paulo. Fique por dentro de sua trajetória e confira seus conselhos valiosos.
Formada em Administração de Empresas com pós-Graduação em Semiótica do Texto Publicitário, Gal Barradas tem 25 anos de experiência no mercado publicitário brasileiro. Já trabalhou em grandes agências como DM9, Duda Propaganda, W/Brasil, AgênciaClick, F/Nazca, MPM Propaganda, e foi sócia e CEO da F.biz. A executiva ainda foi indicada duas vezes ao Prêmio Caboré, ganhou o Prêmio APP em 2009. Ao invés de se acomodar em sua zona de conforto, ela resolveu investir em um novo projeto, e atualmente é CEO da BETC São Paulo. Conheça a trajetória desta incrível mulher.
Como surgiu a BETC?
Tenho uma carreira no mercado publicitário há 25 anos, atuando em grandes agências na área de Estratégia e Negócios. Com o acúmulo de experiência, vamos consolidando visões e crenças. Assim, quando saí da F.biz, onde eu era sócia e Presidente, recebi o convite do Erh Ray, meu atual sócio, para me unir ao projeto da expansão da rede BETC, que pretendia vir para o Brasil. A BETC foi fundada em Paris há 20 anos, e hoje é uma rede do grupo Havas. Em 2011, veio a unidade de Londres e em 2014, em São Paulo. Os próximos passos são EUA e Ásia. Eu já era fã da marca e me identifiquei imediatamente com a filosofia da empresa e com a visão dos sócios-fundadores, que ainda são líderes da Rede. Assim, fundamos a BETC São Paulo em fevereiro de 2014, com o desafio de desenvolver a marca no Brasil partindo do zero, gerando negócios no mercado local.
Como você se preparou para assumir este novo desafio?
Procurei planejar meus movimentos de carreira, entendendo que cada passo não poderia significar uma "mudança de emprego", mas sim um passo na construção de uma carreira sólida, procurando deixar legados. Quando aceitei empreender a BETC no Brasil, me senti segura de que as minhas experiências anteriores me dariam ferramentas e habilidades para o desafio.
Quais os maiores desafios que você encontrou até agora, e como tem feito para superá-los?
Numa startup, nada é simples. É a arte de equilibrar o sonho com a planilha de custos. Temos que ser muito criteriosos na montagem da equipe, pois além de determinados skills, as pessoas têm que ter mind set para atuar numa empresa deste tipo, inicialmente com muitos sonhos e poucos recursos. Além do mais, abrimos a agência num período em que a economia brasileira não está no seu melhor momento, e a indústria da comunicação passa por uma transformação profunda em todo o mundo. Neste aspecto, uma startup tem muitas vantagens, pois sua estrutura e seu modelo de remuneração já nascem alinhados a uma nova demanda de mercado.
Na sua opinião, quais os seus maiores acertos até o momento?
Governança e Pessoas. Nosso time inicial era de pessoas que já tinham trabalhado comigo ou com o meu sócio. Isso nos deu muita confiança na qualidade do trabalho, mesmo com recursos internos reduzidos. Além disso, numa startup, governança é fundamental para se manter um crescimento sustentável.
Você é considerada referência em branding. Quais seus conselhos para a empreendedora conseguir extrair todo o potencial de seus negócios na criação da marca?
A promessa da marca deve ser clara e visível nos produtos ou serviços que ela entrega, bem como na maneira como ela se comunica. Esta é uma poderosa ferramenta capaz de alavancar negócios, porque fica mais fácil administrar processos e resultados. Por outro lado, é essencial evitar ciladas, como acreditar que a comunicação pode fazer um negócio superar suas deficiências. Pelo contrário, a comunicação chamará a atenção para a marca e é preciso que ela entregue o que prometeu. Deixar de cumprir estas expectativas pode gerar custos altos, como por exemplo, custo de geração do lead sem conversão em negócio, além de fomentar detratores.
Quais seus conselhos para a empreendedora posicionar e fortalecer a sua marca?
Estude o mercado para encontrar um espaço onde sua marca possa ser percebida com diferenciação; deixe claras as suas promessas; tome um partido; esteja disposta a ouvir e se comunicar com seus consumidores - eles vão lhe dar informações preciosas para você possa criar ou aprimorar produtos, serviços e comunicação; invista em qualidade em todos os sentidos: na sua comunicação, na sua marca, na sua programação visual, no atendimento, no serviço, no produto - uma boa experiência é a melhor ferramenta de fidelização.
Que livros ou sites você considera essenciais para quem quer trabalhar melhor a sua marca?
Recomendo fortemente a leitura dos livros POSICIONAMENTO de AL Ries e Jack Trout, e BRANDING, de Tim Calkins, Alice Tybou (Kellogg School of Marketing). Eles trazem excelentes visões teóricas e práticas para um posicionamento de marca bem sucedido. Como leitura periódica, acho ótimo o conteúdo da Harvard Business Review.
Quais seus planos para o futuro?
Além do meu trabalho como publicitária, invisto numa startup de orientação e controle financeiro para mulheres brasileiras. No futuro, pretendo participar de outras startups que, como esta, pretendam contribuir para a transformação positiva da sociedade.
Para saber mais:
Disponível em: https://imulherempreendedora.com.br/posts/gal-barradas-conheca-mais-sobre-esta-expert-em-branding

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