Além desta função, a propriedade
intelectual tem hoje como desfio permitir que sejam construídas
estratégias sustentáveis capazes de garantir competitividade na
indústria do esporte, afirmou Siemsen na conferência PI & Esportes,
realizada, nos dias 12 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro.
Exemplo deste tipo de estratégia, o
trabalho de valorização da marca Real Madrid foi apresentada por um
diretor do clube, José Manuel Otero Lastres. Ele traçou um amplo painel
dos investimentos que começaram com a construção do estádio do clube em
1947 e foram ampliados com publicidade e fortalecimento de sua
propriedade intelectual, utilizando a marca do clube espanhol e a de
seus principais jogadores.
Por conta deste trabalho, associado a
vitórias na Copa da Europa, a marca Real Madrid vale hoje, segundo a
revista Forbes, US$ 1,88 bilhão, só perdendo no ranking mundial para o
Manchester United, com US$2,23 bilhões.
Foto: Gui Maia
Apresentação de José Manuel Otero Lastres, diretor
do Clube Real Madrid

Apresentação de José Manuel Otero Lastres, diretor
do Clube Real Madrid
Disponível em: http://www.inpi.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1614:com-as-garantias-da-pi-investir-em-esporte-e-um-otimo-negocio&catid=50:slideshow&Itemid=146
Nenhum comentário:
Postar um comentário