quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Com as garantias da PI, investir em esporte é um ótimo negócio

nvestir em esporte pode trazer bons dividendos quando a ideia é associar uma marca a um modelo de vida saudável, dinâmica e solidária. Para o advogado Peter Siemsen, a garantia destes investimentos, no entanto, depende, sobretudo de negociações envolvendo propriedade intelectual. Só desta forma é possível assegurar aos investidores o devido retorno com a divulgação de suas marcas.
Além desta função, a propriedade intelectual tem hoje como desfio permitir que sejam construídas estratégias sustentáveis capazes de garantir competitividade na indústria do esporte, afirmou Siemsen na conferência PI & Esportes, realizada, nos dias 12 e 13 de setembro, no Rio de Janeiro.
Exemplo deste tipo de estratégia, o trabalho de valorização da marca Real Madrid foi apresentada por um diretor do clube, José Manuel Otero Lastres. Ele traçou um amplo painel dos investimentos que começaram com a construção do estádio do clube em 1947 e foram ampliados com publicidade e fortalecimento de sua propriedade intelectual, utilizando a marca do clube espanhol e a de seus principais jogadores.
Por conta deste trabalho, associado a vitórias na Copa da Europa, a marca Real Madrid vale hoje, segundo a revista Forbes, US$ 1,88 bilhão, só perdendo no ranking mundial para o  Manchester United, com US$2,23 bilhões.
Foto: Gui Maiapiesportes_2
Apresentação de José Manuel Otero Lastres, diretor
do Clube Real Madrid


Disponível em: http://www.inpi.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1614:com-as-garantias-da-pi-investir-em-esporte-e-um-otimo-negocio&catid=50:slideshow&Itemid=146

Nenhum comentário:

Postar um comentário