sábado, 28 de julho de 2012

Olimpíada perde só para Apple em valor de marca

Estudo da consultoria Brand Finance mostra que Jogos Olímpicos deixam para trás todas as empresas do globo, com exceção da companhia criada por Steve Jobs

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Londres acontece nesta sexta-feira às 17h. Diferentemente do que muitos possam pensar, o evento não é apenas uma competição esportiva, mas também um campo fértil para negócios. E dos grandes. Um novo relatório da consultoria Brand Finance revela que a marca Olimpíada é uma das mais valiosas do mundo, ao lado do Google e da Apple.

Os Jogos Olímpicos, considerados o segundo evento esportivo mais importante do globo, perdendo apenas para a Copa do Mundo, valem pouco mais de US$ 47,5 bilhões, segundo a avaliação da Brand Finance. O montante deixa a marca atrás apenas da Apple (US$ 70,6 bilhões) e à frente do Google (US$ 47,4 bilhões).

Estes números, que foram baseados nas demonstrações financeiras do Comitê Olímpico Internacional, colocam o valor da Olimpíada bem acima de seus grandes patrocinadores, como a Samsung (US$ 38,2 bilhões), a General Electric (US$ 33,2 bilhões) e a Coca-Cola (US$ 31,1 bilhões). Para o presidente da consultoria, David Haigh, apesar de caro - e muito - , ser patrocinador da competição tem um retorno que compensa o investimento pesado.

E compensa também para o COI. O crescimento da arrecadação do comitê com a Olimpíada é realmente significativo: desde os Jogos de Pequim, a receita total arrecadada com o evento aumentou 38%, alcançando US$ 5,1 bilhões. Destaque, a receita vinda dos direitos de transmissão da competição também cresceu 51% e pulou para US$ 3,9 bilhões. A expectativa da Brand Finance é que esse número fique ainda atraente entre os jogos de Londres e os do Rio de Janeiro, em 2016. A consultoria estima que a arrecadação com esses direitos possa ultrapassar os US$ 6 bilhões.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/07/seria-olimpiada-mais-valiosa-do-que-o-google.html
Publicado em: 27/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário