sábado, 5 de maio de 2012

O nome Canastra recebeu certificado de Indicação Geográfica (IG)

Serra da Canastra é reconhecida pela produção de queijo

O nome  Canastra recebeu, no dia 27 de abril, certificado de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de indicação de procedência. A indicação se refere à produção do Queijo Minas artesanal. O circuito da serra da Canastra é reconhecido pelas belezas naturais, montanhas e chapadões cortados por cachoeiras exuberantes, mas essa bela paisagem não é o único atrativo do local. A região também é famosa por produzir um dos alimentos preferidos dos mineiros: o queijo canastra que ganhou fama em todo o país.

A qualidade e o sabor levaram o produto a ser reconhecido pelo INPI  em dezembro do ano passado. Sete cidades do circuito receberam o título de Indicação Geográfica de produtores exclusivos do queijo artesanal tipo canastra: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapiraí.

De acordo com o coordenador de Fomento e Registro de Indicações Geográficas do INPI, Luiz Claudio Dupim, este certificado confere aos produtos um valor e uma reputação especial, mas afirmou que sua importância vai além. “Mais do que um registro, o certificado é um instrumento de desenvolvimento regional”, frisou.
serra_da_canastra

Nenhum comentário:

Postar um comentário