segunda-feira, 30 de maio de 2011

PI é tema obrigatório na relação entre Brasil e China

Na medida em que as relações comerciais entre o Brasil e a China vêm crescendo, a PI se torna um importante tema de discussão entre os dois países. Neste contexto, uma delegação formada pelo vice-presidente e outros membros do State Intellectual Poperty Office – SIPO (o escritório de patentes da China) foi recebida no INPI, no dia 17 de maio de 2011, em visita oficial para ampliar a cooperação entre os dois países na área de PI.

Se compararmos os dados entre os dois países, os números surpreendem: o total de pedidos na China em 2010 ultrapassou a marca de 1 milhão, incluindo  invenções, modelos de utilidade e desenho industrial. No Brasil, o número de pedidos de patentes deve alcançar 30 mil este ano.

Embora a diferença entre os números seja grande, os escritórios seguem os mesmos passos. O SIPO já implantou o sistema de patentes on-line e conta com 60% dos depósitos de patentes via Internet. A implantação do e-Patentes para o usuário externo deverá ser no início do próximo ano.

Além disso, os países também discutiram ações de cooperação nos exames de patentes e desenvolvimento de novas ferramentas de tecnologia da informação. Foi um primeiro passo para uma relação que deve se intensificar nos próximos anos.
FONTE: http://www.inpi.gov.br/noticias/pi-e-tema-obrigatorio-na-relacao-china-e-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário